
A Manipulação Visceral é uma terapia desenvolvida pelo fisioterapeuta e osteopata francês, Jean-Pierre Barral, que se concentra sobre os problemas relacionados com as vísceras do corpo (órgãos internos como o coração, o fígado, os intestinos, os pulmões, etc.), e os seus tecidos conectivos.
Todos os órgãos, tal como todo o corpo, estão em movimento constante quer tenhamos percepção disso ou não.
No corpo, os órgãos têm de estar em sincronia uns com os outros e com toda a estrutura que os rodeia para que o seu funcionamento seja correto. Quando isto não acontece, cria irritações e disfunções que vão se manifestar quer no seu funcionamento quer no funcionamento dos que o rodeiam.
👉 A Manipulação Visceral trabalha com a sincronicidade do movimento de todos os órgãos que compõem o sistema visceral e outras estruturas do corpo. É uma técnica de terapia manual que emprega uma força suave e constante, aplicada especificamente para estimular a mobilidade normal, o tônus e o movimento tecidual inerente às vísceras e aos seus tecidos conjuntivos.
Estas técnicas manipulativas especificamente têm a capacidade de influenciar a função fisiológica normal de cada órgão, nos sistemas dentro dos quais eles funcionam e a integridade estrutural de todo o corpo. Ela ajuda a dissipar os efeitos do estress físico e emocional que se alojaram nas vísceras, melhor a saúde geral e aumentar a resistência à doença.